quinta-feira, 15 de maio de 2014

Especialistas dão dicas de como evitar que cômodos da casa fiquem "doentes".

Evite ter equipamentos eletrônicos no quarto

Acorda cansado ou não consegue cumprir os objetivos? Tente retirar os eletrônicos do quarto — principalmente o celular carregando na mesa de cabeceira —, para ver se o sono começa a melhorar. A dica vem da Geobiologia, ciência que estuda a relação das edificações com a saúde e o bem-estar das pessoas.
— O nome já explica a importância. Vemos como os fatores que analisamos num ambiente podem influenciar, positiva ou negativamente, nossa saúde e como têm consequências em todos os outros aspectos da nossa vida — explica Aline Mendes, especialista em Feng Shui e Geobiologia do site Personare (www.personare.com.br).


Plantinhas no banheiro purificam o ar


Há algumas dicas que podem ser seguidas por qualquer pessoa, como deixar os ambientes sempre bem ventilados (veja no quadro abaixo). Em alguns casos, porém, é necessário consultar a opinião de especialistas. São três os pontos principais para saber se a casa está ou não saudável:
— Se as pessoas não conseguem descansar, elas podem ter algum distúrbio fisiológico. Mas, se o médico diz que está tudo bem e continua o sintoma, existe uma causa no espaço. Se a família não está em harmonia, os elementos que atrapalham o sono podem estar mexendo nas relações. Outro ponto de atenção é quando não se consegue atingir os objetivos — diz Allan Lopes, geobiólogo e colunista do Personare.
Os custos do “tratamento” de geobiólogos (que também são conhecidos como “médicos de casa”) e de consultores de Feng Shui variam. Allan Lopes cobra R$ 15 por metro quadrado. Aline Mendes, a partir de R$ 1.700 pelo estudo.


Tenha mobílias com materiais naturais, como algodão ou couro, que poluem menos o ambiente


Dicas para cada cômodo
Quarto
No quarto, o principal é ter um colchão saudável, em que o enchimento seja de algodão ou látex. Os colchões de espuma têm muita química. Os de mola têm metal, que funciona como uma antena e absorve a eletricidade que está no ambiente e, como o corpo humano é um dos melhores condutores de eletricidade que existem, ela é descarregada nele. Além disso, o ideal é não ter equipamentos eletrônicos no quarto. “Celular carregando gera um campo eletromagnético muito forte”, explica Allan Lopes. “O celular deveria ficar fora do quarto. As pessoas se acostumaram a dormir com ele perto da cama, aí não entendem porque estão cansadas”, afirma. A alternativa é carregar o aparelho antes de levá-lo para o quarto, colocá-lo no modo avião ou desligá-lo. Computador, televisão e frigobar no cômodo atuam da mesma forma sobre o sono.
Banheiro
Para limpar o banheiro, não use produtos químicos muito fortes, que poluem os espaços. “Produtos mais saudáveis são os mais indicados. Você pode usar uma mistura em que, a cada litro de água, devem ser colocadas duas tampinhas de vinagre, uma colherinha de bicarbonato e meio limão”, ensina Allan. Aline Mendes explica que colocar plantas no banheiro ajuda a purificar o ar.
Cozinha
Além de usar a mesma mistura caseira para limpar a cozinha — com mais limão, caso deseje remover a gordura —, outra dica é evitar panelas e utensílios de alumínio. As ideais são as de ferro, aço inox, barro e pedra. Também evite usar potes de plástico para guardar alimentos quentes, pois eles liberam toxinas.
Sala
O ideal é usar mobílias com materiais naturais, como algodão ou couro — menos poluentes. Evite corino e outros materiais sintéticos.


Matéria Original: http://extra.globo.com/mulher/decoracao-e-jardim/especialistas-dao-dicas-de-como-evitar-que-comodos-da-casa-fiquem-doentes-12365240.html#ixzz31o4LtUdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário